O soro do kefir tem utilidade?

Para quem não sabe, o soro de iogurte é exatamente a mesma coisa que muitos conhecem pelo nome em inglês: whey protein.

O soro de iogurte é um líquido precioso e vem sendo usado na alimentação tradicional por séculos. Na Islandia o soro de iogurte é largamente usado na conservação de alimentos, e na Grécia o soro de iogurte é conhecido como “água da cura”. Até pouco tempo atrás alguns SPAs na Europa recomendavam o uso do soro de iogurte para o tratamento de diversos males, como por exemplo gota, anemia, artrite e até tuberculose. É uma excelente fonte de minerais, aminoácidos essenciais e lactobacilos.

Segundo os mais antigos, uma colher de sopa de soro de iogurte num pequeno copo de água após as refeições ajuda na digestão. É um bom remédio para manter os músculos sempre renovados. Para mulheres que sofrem de candidíase, um “banho de bacia” com água morna e um punhado de soro de iogurte, pode ajudar a aliviar o problema. Uma estudiosa da alimentação tradicional que conheci há alguns anos num congresso que fui nos Estados Unidos, contou que pingava gostas de soro de iogurte no nariz dos filhos gripados – ela contou que sempre foi o melhor remédio para vias congestionadas!!

Com o soro de iogurte você pode produzir incríveis conservas caseiras. Tem conserva de pepinos, chucrute – a tradicional conserva de repolhos, kimchi – uma iguaria coreana, mini cebolas em conserva, beterrabas em conserva e o que mais a sua imaginação mandar.

Usar na imersão de grãos, feijões e leguminosas para aumentar a sua digestibilidade e conteúdo nutricional, para neutralizar o ácido fítico e outros anti-nutrientes.
Muito se recomendam o consumo de grãos integrais, porem nas cascas desses, são ricas em fibras insolúveis, estes alimentos tende a conter um teor maior de ácido fítico.

A dica é deixar os grãos de molho em água morna acrescido do soro do leite de kefir por no mínimo uma noite; inclusive a quinoa; o molho neutraliza inibidores enzimáticos presente em todas as sementes e estimula a produção de outras enzimas benéficas, cuja ação aumenta a quantidade de vitaminas disponíveis, especialmente as do complexo B.

O soro do kefir tem utilidade