O que é um Alimento Probiótico?

Entre outros benefícios, eles diminuem a quantidade de bactérias patogênicas no intestino e aumentam o valor nutritivo dos alimentos.

Um dos princípios da saúde é a boa alimentação. E um dos nutrientes que contribuem bastante para o bom funcionamento do organismo são os probióticos, microorganismos vivos adicionados a alimentos como queijos, ricotas, leites e iogurtes fermentados.

Segundo a nutricionista Ana Maria Figueiredo Ramos, os probióticos aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos por incrementar os níveis de vitaminas do complexo B e de aminoácidos (1 e 2). E ajudam a melhorar a absorção de cálcio e ferro.

Além disso, colaboram com outros processos, como a redução das taxas de colesterol e triglicérides e o fortalecimento do sistema imunológico (por aumentar a produção de células protetoras). Eles facilitam a digestão da lactose, uma boa notícia para quem tem intolerância a este nutriente.

Os probióticos também protegem a mucosa intestinal metabolizando as fibras presentes e transformando-as em ácidos. “Assim, há uma diminuição na concentração de bactérias patogênicas, que provocam doenças e gases”, afirma a nutricionista.

Como a manutenção do equilíbrio da flora intestinal é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, os probióticos são indispensáveis. Por isso, a nutricionista recomenda que o consumo de alimentos com adição de probióticos seja feito todos os dias. “Assim, as chances de desenvolver patologias sérias intestinais diminuem”.

É importante também não pular as refeições nem substituí-las por lanches. Recomenda-se fazer seis refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

“É fundamental manter uma dieta saudável, evitando consumir grandes quantidades de frituras, refrigerantes e sobremesas com cremes”, recomenda a profissional de saúde.

Além disso, sempre é bom lembrar que a saúde depende de um conjunto de hábitos saudáveis que devem estar associados à alimentação equilibrada, como a prática regular de exercícios físicos, a correta ingestão de líquidos (em média, 2 litros de água por dia), a manutenção de horários fixos para as refeições, entre outros.

O que é um Alimento Probiótico ?
O que é um Alimento Probiótico ?