Kefir Perguntas e Respostas – Kefir de Leite e Água !

Aqui você achará as respostas para a maior parte das suas dúvidas sobre o kefir,como: Benefícios, indicações, dosagem, preparação, sabor, receitas, cuidados, higiene,crescimento, conservação, kefiraride, kefiran, aparência, kefir viscoso e outros probióticos.Se existem regras que podem ser aplicadas no preparo do kefir, elas estão aqui:Mantenha todos os utensílios limpos, e use, para o kefir de leite, somente leite fresco de boa qualidade e para o kefir de água, dê preferência à água mineral ou sucos naturais.Tenha paciência quando fizer mudanças significativas no preparo do kefir. Os grãos de Kefir são muito robustos, mas precisam de tempo para se adaptar a quaisquer mudanças feitas na forma de cultivá-los.

 1) Qual é o tempo de fermentação correto do Kefir ?

Em geral, o tempo necessário para completar a fermentação do kefir é determinado pela temperatura ambiente e pela proporção entre grãos e leite ou água com açúcar mascavo.Na média, o Kefir deve estar pronto depois de uma fermentação de 24 horas. Quanto mais tempo você deixa o Kefir fermentar mais ácido ele se torna. Para eliminar a lactose você deve fermentar seu kefir por mais ou menos 36 horas. Quando você receber os seus grãos de Kefir pode ser que leve uns dias, para eles se recomporem do “stress” da viagem. Mas com lotes contínuos o grão se tornará cada vez mais ativo. O Kefir de leite estará pronto quando todo o leite estiver completamente coagulado e o de água, quando não for mais possível sentir o sabor adocicado do açúcar mascavo. Para mais detalhes, por favor, veja pergunta 4.

 2) Recebi os grãos de kefir e agora o que fazer? Quanto tomar inicialmente?

Recebeu-se seus grãos em mãos, geralmente é uma colher de sopa de grãos, coloque-os em 1copo (200 a 250 ml) de leite, tampe-o e deixe fermentar em temperatura ambiente (veja sobretemperatura na pergunta 10)por 24 h. Após esse período pode coar e tomar o kefir que deverá estar completamente coagulado.Se recebeu seus grãos pelos correios precisa dar um tempo para que todas as bactérias e fermentos voltem a trabalhar,de uns 3 a 4 dias.Neste período o leite pode talhar e ter cheiro de azedo; então, coe a cada 24 h e descarte o líquido, fazendo nova troca.Quando os grãos coagularem o leite e este tiver cheiro similar a iogurte, pode tomar, está pronto o kefir. Recebeu-se grãos de água, eles reativam em menor tempo,possivelmente no dia seguinte já possa coar e tomar o kefir, mas como prevenção é prudente descartar o líquido de dois dias. É aconselhável, inicialmente, começar a tomar pequena quantidade(100 ml) para acostumar o organismo e ir aumentando aos poucos; com isso evitará reações “bruscas”.

3) Até quanto posso encher o vasilhame da fermentação do Kefir?

Nunca encha mais de 3/4 do volume total do vasilhame usado para fermentar seu kefir.Especialmente se estiver usando uma tampa bem apertada; por que a levedura do kefir pode produzir uma quantidade grande de CO2. Isto produzirá uma pressão, que em um ambiente fechado, pode quebrar o jarro ou a tampa, ou mesmo provocar uma pequena explosão. Nada grave, mas vai sujar todo o seu ambiente de leite ou água com açúcar mascavo.

 4) Como eu sei quando meu kefir de leite está pronto?

Você pode ver pela quantia de coágulos. Esta coagulação pode variar por causa dos tipos diferentes de leites que estão disponíveis no mercado, pela temperatura e relação de grãos/leite.Falando de modo geral, você deve ver coalhos e Kefiraride distintamente separados e não deve haver nenhum leite não coagulado.Em último lugar é que se completa a coagulação no fundo do jarro. Se você ainda vê leite fresco no fundo de seu recipiente, então você precisará deixar mais tempo. Você pode acelerar o processo, agitando o jarro lenta e cuidadosamente. Quando pronto, o Kefir será firme.Até que você se torne mais experiente, pode ser enganador distinguir entre leite fresco ou coalho. Novamente, o sinal é dado inclinando o jarro para ver se a seção mais baixa do leite se reposiciona como um gel coalhado ou tem aparência de leite fresco. É uma boa ideia usar um jarro de vidro para fazer seu Kefir.Também ajuda se você agitar o jarro de kefir fermentando por alguns segundos duas ou três vezes ao dia.

OBS.:se você tem problema de intestino preso e precisa tomar o kefir fermentado por 12 h, seu Kefir ficará similar a uma bebida láctea,pouco encorpado,por isso é muito importante agitar o jarro para que todo o leite tenha contato com os grãos de Kefir.

 5) Eu preciso coar ou remover todo o kefir antes de adicionar leite fresco?

Não é necessário, nem ideal, coar todo o kefir antes de adicionar leite fresco para seu próximo lote. Deixar algum kefir (mais ou menos 1/3), ao adicionar leite fresco faz bem aos grãos, que se reproduzem mais rápido e acelera o processo de fermentação, pois reduz o pH do leite fresco(tornando-o mais ácido), o que pode ajudar a reduzir microrganismos indesejáveis.

 6) Qual a taxa de crescimento dos grãos de kefir?

Em condições normais, observa-se um crescimento médio diário de 5% para os grãos de kefir de leite e cerca de 45% para os grãos de kefir de água. Porém, o crescimento dos grãos de Kefir depende de muitos fatores. Em geral, eles parecem crescer mais rapidamente quando:

não são lavados;

não são “espremidos”, ao coar;

a temperatura ambiente mantém entre 18°C a 35°C;

o frasco de fermentação é agitado algumas vezes durante o dia.


7) Quanto leite eu adiciono aos grãos de Kefir?

A quantia de leite para usar é normalmente determinada pela temperatura (estação do ano),quantidade e nível de atividade dos grãos.Em temperaturas quentes (20º – 30º C.) relações de grãos para o leite de 1 : 30 (uma parte de grãos, para 30 de leite) ou 1 : 50 são as ideais. Em temperaturas mais frias (abaixo de 20º C) as relações de 1 : 10 ou pouco menos são aceitáveis. Mas estas são regras gerais determinadas principalmente pela atividade dos grãos e temperatura.O Kefir pode ser feito com uma relação tão pequena quanto 1 : 3 ou tão grande quanto 1 : 60. Geralmente quem decide é você, se decidir por uma quantidade maior de leite, você deve ter um tempo para fermentar maior e vice-versa. Como você pode ver, não existe nenhuma regra rígida aqui, porque os grãos de kefir são muito versáteis.Falando de modo geral, os grãos de Kefir farão pouco ou tanto Kefir conforme seu gosto e com o tempo eles se ajustarão a sua rotina.Um outro detalhe importante é que os grãos crescerão em quantidade com o tempo e eventualmente você precisará remover um pouco deles ou aumentar a quantidade do leite.

8) Qual é o melhor modo para aumentar o leite ou a produção de kefir?

Se você decidiu aumentar a quantia de leite ou outro meio que você está usando, você pode fazer isto de dois modos:

Aumente de 5% a 10% sucessivamente nos próximos lotes. Se depois do aumento seu kefir não coagular todo o leite em 24 horas, isto é, você vê porções de leite fresco,normalmente na parte inferior de seu jarro, então o deixe mais tempo até que ele esteja todo coagulado, antes de aumentar a quantia novamente. Em outras palavras, dê aos grãos uma chance de regenerar;

Se você decidir aumentar a quantia de leite mais que 20% será necessário ajustar o período de fermentação do kefir, pois pode levar mais de 24 horas para coagular completamente. Dentro deste período de regeneração você notará que seus grãos se tornarão mais ativos a cada lote, diminuindo gradativamente o tempo necessário à fermentação, até quando eles fermentarão em 24 horas. Este período varia podendo levar de 2 dias a 1 semana.

9) Por que é tão difícil coar meu kefir?

Provavelmente:

a malha do coador é muito fina: experimente usar um coador com uma malha mais larga (tamanho de buracos de mais ou menos 2 milímetros);

você está usando pouco leite para seus grãos: aumente a quantidade de leite ou diminua a de grãos;

você deixa fermentar por muito tempo para a quantia de leite usado: diminua o tempo ou aumente a quantidade de leite, ou ainda, diminua a quantidade de grãos;

a temperatura ambiente está muito alta, acelerando demais o tempo da fermentação:experimente deixar parte do tempo na geladeira (na parte inferior, onde é menos frio)ou aumente a quantidade de leite, diminua a de grãos ou deixe menos tempo;

alguns coalhos do leite aderem aos grãos: diminua o tempo ou aumente a quantidade de leite, ou ainda, diminua a quantidade de grãos;

Além disso, também ajuda: antes de coar, aperte a tampa, então suavemente inverta o jarro algumas vezes. Ou suavemente balance o jarro até que os coalhos sejam misturados com uma parte do Kefiraride (até uma consistência cremosa);

despeje o kefir para ser coado em seu coador, e suavemente bata o coador. É melhor usar um recipiente largo ou tigela para coar seu kefir, para nenhum kefir ser perdido.

10) Qual a temperatura ideal para fermentar meu kefir?

Na maioria das situações o kefir é feito em temperatura ambiente (5º C. a 40º C).Em regiões muito frias, você precisará que seu kefir seja mantido em temperatura maior que 10ºC. Isto não é 100% essencial, mas abaixo desta temperatura, seu kefir exigiria muito mais tempo para fermentar (aproximadamente 3 x mais) e temperaturas muito baixas por um longo tempo podem inibir certos tipos de micróbios da microflora dos grãos. Os caucasianos faziam kefir embolsas de pele de cabras e durante os meses mais frios, deixavam-nas ao sol durante o dia e próximas a uma lareira durante a noite.

 11) Devo apertar ou espremer os grãos de Kefir quando for coá-los?

NÃO! Você não deve apertar ou espremer os grãos de Kefir com qualquer coisa para tentar coar mais kefir. Isto irá quebrá-los. A maioria dos Grãos de Kefir é uma bolsa e é importante tentar mantê-las intacta. Eu acredito que aquele grão de kefir que não foi danificado apertando, produza polissacarídeo mais solúvel e um Kefir mais espesso e mais cremoso.Quebrar ou danificar os grãos apertando não os matará e quando você parar de apertá-los, eles voltarão a crescer novamente em bolsas (como grãos de sagu).

 12) Eu fiz uma bolsa para fermentação do kefir, mas ela não afunda e os grãos estão Fora do leite. Por quê? Como resolver?

Isto acontece quando o material usado para a bolsa é muito fechado, ou se você fez com mais de uma camada, ou devido aos coalhos que tamparam os buracos de forma que o CO2 forma um “balão” e a bolsa flutua. Tente usar um pano tipo fralda de neném ou gaze de linho para sua bolsa. Também lave a bolsa com delicadeza usando água fria sempre que mudar de lote para manter os buracos abertos. Você também pode fazer pequenos cortes na bolsa no sentido do comprimento, pequenos o suficiente para segurar os grãos, mas deixar escapar qualquer gás.

 13) Que tipos de leite eu posso usar fazer kefir?

Você pode usar qualquer tipo de leite para fazer kefir. Você pode usar leite integral, desnatado e semi-desnatado, homogeneizado,em pó, UHT e até reconstituído.Veja Informações sobre leite. Também é possível usar leite de soja para fazer seu kefir.

 14) Devo lavar meus grãos de kefir após coá-los?

Lavar seus grãos com água fria antes da troca do leite não é essencial e nem recomendável.Usando leite fresco limpo, existe pequena chance de qualquer micróbio indesejável ser cultivado no meio do kefir. Os coalhos que aderem aos grãos formam uma barreira ácida protetora ao redor deles, ajudando a inibir organismos indesejáveis muito mais que quando os grãos são lavados.Pelo contrário, lavá-los remove este coalho, expondo-os ao ambiente durante as horas necessárias para que eles consigam reconstruí-lo. A repetição deste processo aumenta as chances de contaminação dos Grãos de Kefir. Lavar os Grãos de Kefir remove muitos micróbios importantes da superfície, e combinações possivelmente protetoras ou mecanismos possivelmente ainda não descobertos, que podiam ser essenciais para o saldo da microflora!Os caucasianos nunca lavaram seus Grãos de Kefir. Eles ordenhavam seus próprios animais e colocavam o leite diretamente para fermentar com grãos de kefir. Então o leite era tão fresco quanto você possa imaginar!

 15) É correto agitar o kefir durante fermentação?

Sim! E é altamente recomendado!Os caucasianos faziam isso com as bolsas de couro onde fermentavam o kefir. Estas bolsas eram frequentemente movimentadas, especialmente em dias mais frios, quando eles tentavam colocá-las em lugares mais quentes (ensolarados durante o dia e próximos a lareiras ou fogões à noite). A agitação suave do kefir pode ajudar:

na fermentação, misturando a microflora com porções de leite não inoculadas e frescas;

quando se vai coar o Kefir, porque os coalhos maiores que aderem aos grãos, serão parcialmente removidos e misturados de volta com o Kefiraride;

acelerando a taxa de crescimento dos Grãos de Kefir e seu tamanho real

produzindo um Kefir mais cremoso!Você pode balançar seu recipiente de fermentação do Kefir colocando e fixando uma tampa apertada, e, em seguida, suavemente, balançando ou agitando o recipiente por mais ou menos 5- 10 segundos. Isto pode ser feito duas vezes por dia. Agitar o recipiente só antes de coar, nãoproduz os mesmos efeitos, mas também é uma boa ideia, pois ajuda a coar.

16) Por que se formou uma camada amarelada sobre o kefir de leite?

O kefir deve ser agitado uma ou duas vezes ao dia para permitir que todo o leite tome contato com os grãos e haja uma fermentação homogênea.Quando isso não ocorre há a formação de uma camada amarelada sobre o kefir que são as gorduras contidas no leite (e sua espessura vai depender do tipo de leite utilizado,tanto mais grossa quanto maior a gordura contida), que os grãos de kefir por serem compostos de bactérias e fermentos, não processam.Embora o desenvolvimento inicial dessa camada não seja prejudicial,fungos não desejados podem propagar-se nelas;a agitação impede que isso ocorra,possivelmente devido ao aumento de oxigênio disponível.Veja mais em Armazenar Kefir

 17) Por que se formou uma película marrom sobre o kefir de água ?

O kefir deve ser agitado uma a duas vezes ao dia para impedir que os fermentos e acetobactérias formem colônias em sua superfície; se não for agitado,estas colônias podem ser vistas como uma película ondulada marrom luminosa,chamada de “flores do kefir”.Embora o desenvolvimento inicial de tais colônias não seja prejudicial,fungos não desejados podem propagar-se nelas;a agitação impede que isso ocorra,possivelmente devido ao aumento de oxigênio disponível.Veja mais em: Armazenar Kefir.

18) Por que meu kefir de leite fica tão azedo ou ácido?

O sabor de kefir de leite em muito se assemelha ao do iogurte natural. Se você não aprecia o sabor do iogurte natural, certamente não irá apreciar o sabor do kefir puro. Nesses casos, dê uma olhada em nossas receitas. Há várias que podem tornar o sabor do kefir bem mais palatável.Porém, se seu kefir está mais ácido do que o iogurte natural, é provável que você esteja cometendo alguns erros na hora de prepará-lo. Quanto mais tempo fermentando, quanto maior a temperatura ambiente e quanto mais grãos para uma determinada quantidade de leite, mais ácido ele fica. Procure trabalhar essas variáveis até encontrar a fórmula ideal ao seu paladar.Algumas pessoas deixam o kefir fermentar uma parte do tempo na geladeira.Se seu kefir fica azedo, ao invés de ácido, é possível que os grãos estejam com o metabolismo baixo. Pode ser por causa da viagem, se tiverem vindo pelos Correios, pode ser que eles estivessem armazenados na geladeira. Prepare-o com menos leite até perceber que o leite está coalhando sem azedar. Veja a pergunta 4. Na dúvida, prepare o kefir de acordo com as instruções.

19) Eu preciso esterilizar meus utensílios e ingredientes?

Não existe nenhuma necessidade de fazer isso. Só mantenha os utensílios limpos. Basta a limpeza básica doméstica.

 20) O que é kefiraride? É o soro do leite? Ou é a água resultante do Jejum dos Grãos?Como posso usá-lo?

Ambos são chamados de Kefiraride e são úteis. Veja na página kefiraride algumas indicações de uso.

 21) Qual a diferença entre kefiraride e kefiran?

Kefiraride é o líquido amarelado que vemos separar durante a fermentação do leite pelos grãos de kefir, sendo muito rico em kefiran.Veja em: kefiraride e o Kefiran é um gel solúvel polissacarídeo identificado como uma gosma esbranquiçada de consistência igual a clara de ovo. Apesar do aspecto não muito agradável o kefir produzido por eles é um dos mais saudáveis pela eficácia em benefícios.Veja em: kefiran.

22) Não houve separação de kefiraride no kefir,há algo errado?

Não, pois não é obrigatório haver separação de kefiraride no kefir, com isso seu kefir ficará homogêneo e levemente ácido. Precisa-se separá-lo,use a opção de fazer cream-cheese,drenando-o;o líquido amarelado drenado é o kefiraride.Veja mais: cream cheese.

Vários fatores influenciam para que haja separação do kefiraride: temperaturas altas( acima de25°C, principalmente nas estações primavera/verão), recipiente fechado hermético, proporção maior de grãos x leite,cultura-mãe formada de grãos maiores onde haverá maior formação deCO2(gás carbônico)durante a fermentação; resultando num kefir mais ácido.

 23) Por que meu kefir fica viscoso?

Ah!… o gel polissacarídeo solúvel, kefiran está confundindo você com algo que parece ruim ou estragado! Esta substância é normal e muito saudável. Kefiran tem comprovada capacidade de reduzir algumas poucas formas de câncer e de tumores em ratos. Também é esta substância que dá ao Real Kefir essa textura cremosa rica sem igual, só os Grãos de Kefir podem produzir isto. Se você usar menor proporção de leite quando estiver fazendo o Kefir, esta substância pode ser em maior quantidade. Isto também ocorre quando você deixar seu kefir fermentar mais que24 horas.

 24) Já existiu algum caso de problemas de saúde devido a consumir kefir?

Não há nenhum caso documentado de quaisquer problemas de saúde causados por consumir o Kefir. Como também é verídico que para tudo tem uma contra indicação. Kefir é bem tolerado por “indivíduos intolerantes a Lactose” e a menos que ele cheire como ovos podres, ou tenha descoloração principalmente devido a cuidado impróprio (aquecimento, por exemplo), então tudo está bem.É muito raro o kefir “estragar” quando cuidados elementares de higiene forem tomados, mas nãoé impossível acontecer e há muitas razões possíveis para isso:

Condições anti-higiênicas, inclusive o uso de meios contaminados (leite, água, suco de fruta, etc.).

Aquecimento dos grãos de kefir acima de 40ºC (fermentar continuamente nestas altas temperaturas danifica ou mata os grãos).

Condições inadequadas – deixar os Grãos de Kefir fora do meio por um tempo maior que2 -3 dias, pode viabilizar o crescimento de algum micro-organismo que contamine os Grãos. Veja em: armazenar kefir.

25) Quanto tempo dura o kefir na geladeira num potinho tampado?

O kefir dura uma semana sem problemas, podendo deixar até 15 dias _há uma separação do kefiraride,mas é só misturar bem para homogeneizá-lo e também sua acidez acentua um pouquinho; mas,se nesse período não conseguir consumi-lo todo pode fazer um queijinho(cream-cheese),veja como: cream cheese. Há também uma experiência feita no passado, que foi a seguinte: o Kefir foi deixado, já coado, coberto por uma fina camada de azeite de oliva, isso mesmo, azeite de cozinha, em temperatura ambiente. Após UM ano o Kefir estava ainda palatável, bem ácido, mas palatável.

 26) Quem tem diabetes pode consumir kefir?

É bom lembrar que o Kefir não é uma panaceia para todos os males. Ele atua, principalmente,normalizando o sistema digestivo.Qualquer pessoa com qualquer problema de saúde deve em primeiro lugar consultar o seu médico, o único com condições de lhe orientar.Como leigos, aconselhamos a NÃO consumir o kefir de água, pois sempre pode sobrar um pouco de açúcar mascavo, após a fermentação.Aconselharia (sob supervisão médica) o consumo do Kefir de leite, já que possui as mesmas propriedades do Kefir de água, e com 24 horas de fermentação, muita lactose (açúcar do leite) é eliminada, sendo possível reduzi-la ainda mais através de uma fermentação secundária.

 27) Quem tem intolerância ao açúcar e lactose como pode usar o kefir?

Pessoas com intolerância ao açúcar e lactose, como também os diabéticos, sob supervisão de seu médico, podem usar para fermentar o kefir , a stevia 100% pura (ela é usada em pó,sendo um adoçante natural dietético com poder adoçante 300 vezes maior que o açúcar refinado,  mas leia atentamente o rótulo,pois há stevia” plus ou multi”,que são uma mistura de mais de um adoçante onde entram ciclamato, sacarina e aspartame em sua composição e estes são prejudiciais para a fermentação do kefir. Lembrando que a stevia possui lactose devendo o kefir ser maturado (veja fermentação secundária em Armazenar Grãos ) para reduzi-la. Podem também fazer o kefir usando suco de fruta ,veja como em: Kefir de Frutas e com leite de soja: Leite de Soja.

 28) Quando eu coo meu kefir, os coalhos aderem aos grãos fazendo parecerem maiores,isto é normal?

Sim, isto é normal e o ideal é que se mantenha assim, sem lavá-los, pois isto não só acelera seu próximo lote de kefir, mas a taxa de crescimento e o tamanho do grão parecem aumentar também. Veja a questão 14.

 29) Meus grãos flutuam, o que está ocorrendo?

Os Grãos de Kefir normalmente flutuam algumas horas depois de serem colocados no meio de fermentação, devido à densidade especifica do grão ou devido ao gás CO2 produzido pelas leveduras Há também a formação de bolhas em torno dos grãos, que os leva a flutuarem.

 30) Como os grãos de kefir podem morrer?

Você acidentalmente pode matar seus grãos de Kefir se:

submetê-los ao calor excessivo: água quente, fontes de calor (fogão ou aquecedor)”;

adicionar os ingredientes errados, como alvejante, detergente etc. ou se você decidir fazer “Kefir de água” ou “Kefir de erva medicinal”, e você adicionar sal em vez de açúcar mascavo;

Jogar fora. Se você deixar alguém ajudar em sua cozinha, lembre-se de explicar-lhes,que você tem essas pequenas criaturas e tem um carinho muito grande para com elas.

31) Eu preciso parar de fazer kefir porque eu acumulei demais, ou estou saindo de viagem,etc. O que eu faço com meus grãos?

Existem várias opções para armazenar seus grãos com segurança quando você decide parar de fazer o kefir por algum tempo. Dê uma olhada em Armazenar Grãos.

 32) Por que o kefir se divide em camadas?

Isto é um fenômeno normal devido ao gás carbônico (CO2) produzido pela levedura do kefir.Este CO2 forma uma camada de bolhas em torno dos coalhos fazendo com que eles flutuem.Você pode perceber que seu kefir separa-se em duas ou mais camadas: um coalho espesso flutuando com os grãos acima de uma camada de líquido claro. A camada clara (quasetransparente) é o Kefiraride, e a separação é mais proeminente quando:

A temperatura é mais alta durante a fermentação (aprox. 30º C), por exemplo, durante o verão pode haver uma separação maior devido à produção excessiva do gás CO2, Você usa leite pasteurizado. Devido à caseína do leite (proteínas) que passa por mudanças durante o processo de pasteurização, os coalhos se separam e ficam extremamente firmes, flutuando mais facilmente, devido a bolhas de CO2, e podem ser vistos como duas ou mais camadas com os grãos normalmente no topo;

Você não usa leite suficiente ou deixa fermentar por pouco tempo. Algumas pessoas deixam seu kefir até 3 dias fermentando para obter um Kefir mais ácido e com menos lactose. Veja a Pergunta 1.

33) O que é necessário para fazer um kefir bem carbonatado?

Então você gosta de seu kefir… efervescente? Para fazer um Kefir extra carbonatado, primeiro tenha certeza não encher o jarro mais que 2/3 com leite (ou água com açúcar mascavo) e grãos. Fixe uma tampa bem apertada no jarro e fermente conforme o habitual por 24 horas. Você pode fazer um Kefir bem carbonatado dessa maneira continuamente, e nenhum dano será causado para os grãos.

 34) Que outras fontes de alimentação,além do açúcar mascavo posso usar para fazer o kefir de água?

Você pode usar para alimentá-los: suco de frutas(frutose), mel(sem própolis), rapadura,melado,caldo de cana, água de coco;se houver necessidade em usar um adoçante, dê preferência aos naturais como a stevia 100% pura.

 35) Por que não usar açúcar branco no preparo do kefir ?

O açúcar refinado praticamente só existe no Brasil, portanto não há referências, para seu uso no Kefir, porém todos devem concordar que ele (o açúcar) faz mal a saúde e possui quantias ínfimas de vitaminas e sais minerais.

Todos os demais países, utilizam-se do açúcar branco aqui chamado de cristal o qual em muitos deles não é retirado da cana de açúcar e sim de fontes alternativas (beterraba por exemplo).Portanto, por analogia se não devemos utilizar o açúcar refinado (lembram-se da história dos três pós brancos que matam: açúcar, sal e cocaína), por que dá-los aos grãos de Kefir?

 36) Que tipos de suco de frutas podem ou não ser adicionados no kefir de água?

Veja em Kefir de Frutas a resposta a esta pergunta.

 37) Que tipos de leite de soja eu posso usar para fazer kefir de soja?

Não é recomendado o uso da maioria dos leites de soja comerciais para fazer kefir. Se você desejar, faça o leite de soja caseiro, que leva menos tempo para fermentar. Veja a receita para o leite de soja e o kefir de soja em nossa página Leite de Soja.O leite de soja em pó não é muito bom para fazer seu kefir. Estes são principalmente feitos de”soja isolada (híbrida)” e frequentemente contem lactose. Isto é importante, porque a maioria das pessoas que usam leite de soja, o fazem por problemas de lactose ou por desejarem eliminar a lactose de suas dietas. Neste caso, é bom lembrar que, se o kefir fermentar tempo suficiente pode eliminar quase toda a lactose. Veja Armazenar Kefir.

 38) Posso fazer kefir com água de coco verde e com a sua polpa? Gordura de coco e Candidíase.

Sim, (Fazendo o kefir com água de coco verde) e Making Coconut Kefir cheese (Fazendo o queijo do kefir de coco verde),explica como usar a polpa de coco batida para fazer o queijo de kefir de coco e onde ler adicionar starter de kefir (falso kefir acionador de partida em pó, que não pode ser comparado em propriedades com nossos Grãos Reais de Kefir ) você irá adicionar seus grãos e após 24 h irá coar e retirá-los. A gordura de coco é muito boa no tratamento de Candidíase.

 39) O kefir pode agir sobre a Cândida Albicans?

Há um vínculo biológico equilibrado entre o nosso organismo e os micro-organismos (cândidaalbicans) nele existentes e quando cai nossa imunidade abre-se a porta para que os micro-organismos (cândida albicans) se desenvolvam em maior quantidade causando desequilíbrio e a doença cândidíase.Podemos dizer que “quase” todos nós temos em nosso organismo a cândida, que só vai se manifestar quando estivermos com nossa imunidade baixa.O kefir em sua composição Possi entre outras a levedura Cândida Kefir, levedura do bem que junto as demais vai restabelecer o equilíbrio do organismo.Segundo a Drª.Orla Jenson(bacteriologista dinamarquesa): “”O Kefir digere as células de leveduras e tem efeito benéfico na flora intestinal” de onde pode ser usado na prevenção e combate a cândida””.Veja mais informações sobre: Controle da Cândida Albicans: kefiraride e Composição da microflora do grão de kefir em: Ciclo e Microflora.

 40) Eu não consigo achar um coador não metálico para coar meu kefir, o que eu posso fazer?

Os coadores de plástico estão disponíveis em grandes lojas. Se você não puder achar um vá a uma loja asiática ou em lojas naturais. Você deve achar um coador com a malha de tal maneira que não perca os grãos e nem fique muito difícil de coar o Kefir (2.5mm – 3 mm). Tente encontrar um coador de bambu ou da casca da cana de açúcar. Você também pode coar seu kefir colocando um tecido, como um pano de fralda (claro que sem uso e esterilizado com ferro de passar roupa) ou gaze de linho em uma tigela, então verta seu kefir com os grãos neste.Juntando as pontas, erga este material e suavemente coe o kefir. Não aperte os grãos, mas,com suavidade corra uma colher ou espátula para ajudar a coar (agite seu kefir suavemente antes de coar com este método).

Se o kefir for difícil de coar usando qualquer método acima, então eu sugiro que antes de coar,se aperte a tampa do kefir e inverta o jarro algumas vezes (virar de cabeça para baixo e para cima). Isto ajudará a quebrar o coalho mais firme e deixar livres quaisquer coalhos que aderiram aos grãos, que é o que normalmente dificulta o coar. Veja mais em Coar Kefir.

 41) Não quero usar plásticos ou outros materiais sintéticos para fermentar o kefir. Que outras opções eu tenho?

Existem milhares de pessoas que parecem não ter nenhum problema com o uso de coadores de plástico para coar seu kefir. Mas existem aqueles que não querem usar plásticos para fazer ou armazenar kefir. Os grãos de Kefir são ácidos e a maioria dos plásticos, em certo grau reagem com ácidos. Não se pode garantir 100% que qualquer plástico ou material de fibra sintética não reagirá com Grãos de Kefir. Não é recomendado o uso de plástico para fermentar kefir, use só coadores de plástico, o tempo de contato é mínimo. Se desejarmos coar o kefir sem o uso de plástico, pode-se também achar coadores não metálicos e não plásticos na maioria dos supermercados asiáticos ou lojas de produtos naturais. Estes coadores são normalmente feitos com tiras de bambu ou de cana. Existem tamanhos variando de mais ou menos 12 cm a 15 cm de diâmetro e são normalmente em forma de um coador.

42) Como cuidar dos grãos do kefir de água?

Veja em Kefir de Água.

 43) Como cuidar dos grãos do kefir de leite?

Veja em Kefir de Leite.

 44) Como fazer o cream cheese?

Coloque o kefir fermentado e já separado dos grãos dentro de um coador de café novo. Coloque um jarro ou pote de plástico embaixo, para recolher o kefiraride. Deixe por 24 horas na geladeira, tampado para não ressecar. O creme branco do coador é o cream cheese.Veja em Receitas, algumas sugestões de uso.

45) Fiz cream-cheese (keijo) e ficou muito ácido?O que posso fazer?Quanto tempo dura?

Para fazer o cream-cheese (keijo) deixe o leite fermentar por no máximo 24 h, coe e drene por 24 h na geladeira, assim terá um keijo levemente ácido.Ele dura uma semana,podendo deixar até 15 dias, mas vai aumentando a acidez quanto maior for o tempo; acrescentando uma colher de sopa de azeite de oliva vai suavizar um pouco a acidez. Se passar do tempo pode usá-lo para fazer requeijão,veja como: Receitas salgadas.

46) Quais os benefícios do kefir para meus animais domésticos?

Se seu animal doméstico for um mamífero, provavelmente os efeitos serão muito semelhantes aos operados nos humanos. Como a maioria de nossos amigos peludos estão habituados aração, é conveniente ir administrando o kefir e os grãos aos poucos, para evitar diarreias e vômitos. Dê preferência ao kefir de leite. Uma boa forma de administrar o kefir é misturar o kefiraride na água dos bichinhos. Para os aquários, acrescentar alguns grãos após a limpeza e troca parcial da água pode ajudar a mantê-la límpida por mais tempo. Observe, porém, que os filtros mecânicos muito fortes podem capturar os grãos e acabar entupidos por eles.

47) É possível adaptar os grãos de um meio ao outro (da água para o leite ou vice & versa)?

Sim. Saiba mais em Kefir não Lácteo e aprenda como fazer em Adaptar Grãos.

 48) Os grãos de kefir de água adaptados para o leite, se multiplicam ou não?alguém já conseguiu?

De acordo com o Dominic (maior conhecedor mundial no assunto), esta adaptação pode resultar em grãos não propagáveis, embora o kefir resultante venha a ter um sabor, cor e textura muito bons e bastante similares ao do kefir tradicional dos Cáucasos. Após discussão optamos por manter essas instruções,pois a despeito da opinião do Dominic muitos de nós fizeram a adaptação com sucesso e deixamos a critério de cada um adotá-la ou não.Leia mais em: Adaptar Grãos e Kefir não Lácteo.

49) Quem tem lupus pode tomar kefir?

Sim e traz muitos benefícios, melhorando o intestino, que fica mais preguiçoso por causa da medicação.

 50) Por que meus grãos de leite não se reproduzem?

É normal a reprodução muito lenta – no máximo 5% ao dia. Observe a proporção correta entre grãos e leite. Veja questão 7. Use leite de qualidade.Se usar leite UHT, dê preferência para os que têm um período de validade mais curto. Certifique-se de não estar usando “bebida láctea”. É um erro comum, pois as embalagens são idênticas às do leite.Se o leite não for industrializado, ferva-o bem.Use peneira fina, para perder poucos “filhotes”, deste modo o aumento será mais perceptível.Se você já faz como descrito acima, experimente ainda:

Mudar a marca do leite – às vezes, até numa mesma marca pode haver diferenças muito grandes entre um lote e outro;
Dar um descanso aos grãos – deixe-os fermentar por 24 horas em água sem cloro ou kefiraride;
Acrescentar uma colher de leite em pó ao leite na próxima partida
Veja ainda a questão 6 para saber mais.

51) Por que meus grãos de água não se reproduzem?

Os grãos de kefir de água costumam reproduzir-se muito rapidamente – cerca de 45% ao dia.Observe a proporção entre grãos e água com açúcar mascavo. Veja Kefir de Água. Certifique-se de estar usando açúcar mascavo de boa qualidade e de que a água não tem resíduos de cloro, de preferência use água mineral de qualidade.Se você já faz como descrito acima, experimente ainda:

Mudar a marca do açúcar mascavo ou usar melado de cana;
Dar um descanso aos grãos – deixe-os fermentar por 24 horas em água pura.

52) O kefir engorda?

Não, sendo inclusive indicado para regular o peso, pois provoca uma aceleração no metabolismo. Dê uma olhada em Benefícios. Porém, o açúcar mascavo assim como qualquer outro tipo de açúcar mascavo pode sim pesar em sua dieta hipocalórica. Para saber das vantagens e desvantagens você deve analisar o custo beneficio para o seu caso; se no momento o que mais atrapalha a sua saúde é o peso, então você deve considerar outro tipo de preparação do kefir, como por exemplo com suco de frutas, pois mesmo após a ação do kefir (metabolizando a lactose do leite e a glicose do açúcar mascavo), o açúcar mascavo e o leite ainda contêm calorias (poucas, mas contém). Se no seu atual momento a sua maior preocupação é a saúde, ou algum problema associado a ela, talvez valha a pena o consumo extra de calorias. Procure equilibrar sua dieta da melhor forma possível e praticar atividades físicas regularmente – obviamente, sempre com acompanhamento médico.

 53) Como posso auxiliar o kefir no processo de emagrecimento?

O emagrecimento vem como consequência de mudanças de hábitos,pois a partir do momento que você opta por um alimento probiótico você assume uma nova postura diante de sua alimentação e de sua vida.E o Kefir atuando como um enzimático potente aumenta o anabolismo fazendo o seu organismo assimilar mais nutrientes causando um equilíbrio geral,desintoxicando-o; então o que você precisa fazer é auxiliá-lo neste processo:§ Tomando a 1ª porção em jejum, 1º) As outras 1 hora antes das refeições,o que provocará sensação de saciedade reduzindo o apetite na hora das refeições evitando o comer por compulsão, 2º) Substituir os lanchinhos calóricos pelo kefir de frutas ou kefir de leite desnatado com frutas ou granola light, 3º) Fazer 5 pequenas refeições:comendo carnes brancas,verduras,legumes,cereais,fibras, tomar 2 litros de água diários, não se esquecendo dos exercícios físicos pelo menos uma boa caminhada. 4º) Falar com seu médico para uma avaliação. Adotando essas medidas você poderá dizer que emagrecer com Kefir é uma Verdade. Lembrando que é desaconselhável jejuar tomando o kefir, é recomendado no dia que quiser jejuar dar uma pausa no consumo.

Veja mais informações em: Excesso de Peso Benefícios e pergunta.

 54) Qual a quantidade de Kcal contidas no kefir de leite?

Se você fizer com leite integral:1 Copo (250 ml) de leite integral (B) tem 189 Kcalorias ou calorias simplesmente, supondo que os grãos de Kefir devorem no mínimo 70% da lactose (açúcar) do leite teremos em um copo de Kefir 57 calorias, menos que duas rosquinhas (biscoitos) de leite Tostines (33,46 Kcal cada uma). Se você fizer com leite desnatado, então fica melhor ainda:1 Copo (250 ml) de leite desnatado (B) tem 84 Kcal, fazendo a mesma suposição temos que um copo de Kefir tem 26 calorias, muito menos que uma rosquinha de leite.Como você pode ver um litro de kefir feito com leite integral tem aprox. 228 calorias.Um litro de Kefir feito com leite desnatado tem 104 calorias.Só para comparar uma lata (350 ml) de Coca-Cola tradicional tem 140 calorias.Em tempo, 100 gramas de banana tem 99 calorias.Fonte: Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras – Ana Beatriz Viera Pinheiro-4ª Edição – Revisada – Rio de Janeiro 1998

 55) Qual a quantidade de kcal contidas no kefir de água?

Se você fizer com açúcar mascavo que contenha 312 kcal em 100 gramas e usar a proporção de: 4 colheres de sopa rasas de açúcar mascavo x 4 colheres de sopa cheias de grãos x 1 litro de água,considerando que o açúcar residual numa fermentação de 24 h é de 3%, você terá em um copo (250 ml) apenas 1,40 kcal e em 1 litro: 5,62 kcal. Se usar stevia 100% pura em pó:nas proporções de 4 colheres de sopa cheias de grãos x 1 litro de água x 1 colher de chá de stevia 100% pura ,você terá em um copo(250 ml) apenas 0,17 kcal e em 1litro:0,67 kcal. Equivalência da stevia e o açúcar refinado:1 colher de café(= 1 grama)de stevia há 3,7 kcal = 2colheres de chá(cada colher de chá= 6 gramas) de açúcar refinado há 24 kcal.

 56) Meus grãos de kefir de água estão com pontinhos escuros, o que fazer?

Esses pontinhos escuros são grumos do açúcar mascavo que alguns grãos que ficam no fundo do recipiente, envolvem ao crescerem novas colônias ao redor. Para evitar isso, procure comprar açúcar mascavo de cor mais clara que possui menor umidade(sem grumos) e menos impurezas.

 57) Quem tem intolerância à lactose pode consumir kefir de leite?

Seria uma imprudência afirmar que o kefir consome toda lactose do leite. Claro que quanto mais tempo fermentando, mais ácido se torna o Kefir e menos Lactose terá também. Nesses casos,recomenda-se 36 horas de fermentação e também, a retirada do Kefiraride. No princípio (uma semana) tome apenas uma xícara de café de Kefir por dia… Caso não venha ater problemas pode ir dobrando a quantidade até o ponto que deseje tomar. Não tenha pressa e nem force seu organismo. Lembre-se que, em apenas uma xícara de café há micro-organismos e kefiran suficiente para melhorar de uma forma geral sua qualidade de vida.

 58) Como reduzir o índice alcoólico do kefir de água?

Observe a proporção entre grãos, açúcar mascavo e água. Veja em Kefir de Água. O índice alcoólico está entre 0,08 a 2% de álcool, numa fermentação de 24 h temos índices médios de 0,5% usando pote com tampa frouxa( ou pano fino com elástico para fixá-lo) e 1,0%para pote com tampa hermética).Agitar o pote durante a fermentação também aumenta o índice alcoólico.

 59) O que são Tibicos?

Kefir de água e tibicos são a mesma coisa. Grãos compostos de lactobacilos e outros micro-organismos que fermentam leite ou água com açúcar mascavo.

 60) Kefir e Cogumelo do Sol, são a mesma coisa?

Não, são organismos com estruturas diferentes.O Kefir é composto de bactérias e leveduras(fermentos) e o Cogumelo do Sol que é um fungo (não possui em sua composição bactérias),sendo essas em grande número no Kefir.Veja mais em: Composição dos grãos

E a dúvida de que o Kefir é o Cogumelo do Sol, surgiu quando algumas pessoas (sem conhecimento de sua composição) o distribuem com esse nome erroneamente. Para evitar que isso ocorra quando doarmos precisamos passar o máximo de informações sobre o Kefir.Para esclarecer melhor,veja potes com sementes de Cogumelo do Sol (Agaricus blazei)

 61) O que é kombuchá?

Kombuchá também é uma cultura de micro-organismos, passada de mão em mão, de geração a geração,mas que fermenta chá preto ou verde adoçado.

 62) Qual a diferença de benefícios entre as diferentes formas de kefir (água, leite, mais fermentado, menos fermentado)?

Basicamente, há apenas diferenças sutis, mas cada tipo pode ter mais utilidade e eficácia dependendo do histórico individual de cada um. É interessante dar uma olhada na página Benefícios para conhecer melhor essas características.

 63) Quanto o tempo de fermentação do kefir afeta meu organismo?

Costuma-se afirmar categoricamente que o kefir de 12 horas solta o intestino, o de 24 horas o regula e o de 36 a 48 horas o prende, sendo desaconselhado o consumo do kefir com mais de48 horas de fermentação, pois este pode provocar prisão de ventre.Isto é parcialmente verdade apenas para o kefir de água; porém, deve-se levar em consideração que outros fatores afetam o processo de fermentação como: a temperatura ambiente, a pressão dentro do vasilhame de fermentação e a proporção de grãos e água com açúcar mascavo. O ideal é que a pessoa vá experimentando diversos tempos de fermentação até encontrar aquele que melhor atua sobre seu organismo.

 64) Com que idade uma criança pode começar a tomar o kefir? E em que quantidade?

Ela pode começar a tomar o kefir a partir do momento que o pediatra introduzir alimentação pastosa, começando com 1 colher de sopa (15 g) e vai aumentando aos poucos.Pode ver receita em: Receitas doces.

 65) Em quanto tempo obtenho resultados para problemas de intestino?E que quantidades tomar?

Cada organismo reage de forma diferente,enquanto algumas pessoas começam a sentir melhoras entre 10 e 15 dias de uso contínuo tomando 1 litro de kefir diário (água ou leite fermentado por 12 h),algumas demoram até 1 mês.O importante é ajudar o kefir cuidando da alimentação( que deve ser rica em fibras,frutas,vegetais.legumes,…)e adicionando no seu kefir 1colher de sopa de semente de linhaça triturada ou ameixas pretas batidas para potencializá-lo.Lembrando que é imprescindível para auxiliá-lo no processo de desintoxicação do organismo,beber muita água.

 66) Em quanto tempo obtenho resultado usando kefir para problemas de acne e manchas no rosto?

Resultados significativos são obtidos a partir de 3 meses para acne e de 6 meses para clareamento de manchas;mas além de tomar o kefir (1 litro diário),tem que haver um controle na alimentação(evitando chocolates, amendoins,…etc.), e para potencializar o kefir ,pode fazer compressas com kefiraride: protegendo os olhos com algodão, aplicar no rosto limpo, gaze umedecida em kefiraride,deixar por 20 a 30 minutos.De preferência pode fazer a aplicação a noite.O Kefiraride é um adstringente natural que ajuda a desinfeccionar e fechar os poros.

 67) Devo tampar hermeticamente o vasilhame de fermentação? Ou não posso vedá-lo para que os grãos possam respirar?

Tanto se pode tampá-lo hermeticamente quanto com uma tampa frouxa ou pano fino fixado por elástico.Veja Utensílios.

 68) Como fazer sabonetes naturais e loção usando kefir (grãos de água e kefiraride)?

Importante:

Para fazer sabonetes com base glicerinada ou perolada e o kefir (em grãos)não perder as propriedades, após derreter a base em banho-maria,deixe esfriar até 30/35°C,use um termômetro para se certificar, se não tiver use o dedômetro : ) ,depois acrescente os grãos,em seguida coloque em moldes e deixe esfriar. O uso de corante e essência é opcional.

Para sabonete líquido: em 1 litro (onde é usado 250 ml de base para sabonete) ,reduza parte da água(de 800 ml para 600 ml) e complete com 20 % de kefiraride(200 ml),só que precisa acrescentar lauril éter sulfato de sódio (qsp: quantidade suficiente para), pois a acidez do kefiraride diminui a quantidade de espuma.Coloque a base num recipiente de vidro e adicione a água lentamente para hidratar, depois coloque o kefiraride aos poucos e por último o lauril.O uso de corante e essência é opcional.

Para fazer loção para o corpo: use 1 colher de sopa de creme não iônico (comprado em farmácias de manipulação)e 2 colheres de sopa de kefiraride. Misture muito bem para deixar homogêneo e aplique.Não precisa enxaguar.O que sobrar guarde em pote fechado na parte baixa da geladeira (pode deixar por uma semana). Terá um excelente hidratante natural.Veja kefiraride.

69) Posso fazer gel para cabelos e pele com o kefir ?

Sim,veja a receita:1 xícara de chá de grãos de kefir de água1 xícara de kefiraride ou 1xicara de água mineral (para quem não tem Kefir de leite)Bater no liquidificador por uns 5 minutos mais ou menos, até ficar um gel.Cabelos. Lave os cabelos com xampu e enxágue, tire o excesso de água com uma toalha e aplique o gel na raiz, faça massagem com a ponta dos dedos e coloque uma touca plástica, não usar touca térmica.Deixe o gel agir por uma hora, enxágue bem.Rosto. Aplicar uma camada não muito fina na pele e fazer massagem circular.Deixe agir por uma hora, até secar completamente e enxágue bem.

 70) Qual os benefícios do kefir na gravidez?

O kefir de leite é rico em ácido fólico,veja mais em: Benefícios, sendo muito importante na gravidez. O ácido fólico é uma vitamina do complexo B cuja ingestão deve começar desde o planejamento da gravidez,pois garante saúde para a mãe e o desenvolvimento do bebê,já que é responsável pela síntese dos ácidos nucleicos (substâncias que produzem proteínas,tecidos e também o código genético,como o DNA,por exemplo).A simples suplementação do ácido fólico três meses antes e nos três primeiros meses da gravidez são suficientes para reduzir até 95% de problemas da má formação do tubo neural. O tubo neural funciona como o sistema nervoso primitivo do feto. É uma estrutura do embrião precursora do cérebro e da medula espinhal. O fechamento deste tubo é essencial para formar a calota craniana e coluna vertebral do bebê. Isso ocorre entre 22º e 28º dias após a concepção. Fonte: “A importância do ácido fólico” Andresa Berger, Redação Terra.

71) Quais os resultados do kefir sobre o Colesterol?E em que quantidades tomar?

O probiótico Kefir por produzir ácido láctico, pode absorver o colesterol ruim (LDL) e impedir sua reabsorção pela corrente sanguínea. É recomendado para se obter resultado tomar 1 litro diário, porém há controvérsias, como exemplo temos informação de resultados obtidos após 6 meses de uso para pessoas que tomaram 1 litro diário e para uma outra que tomou apenas 1 copo, ambos com queda na taxa do colesterol ruim (LDL), então é prudente usar o bom senso e recomendamos sempre a consulta e acompanhamento de seu médico. Veja mais em: Benefícios.

 72) O Kefir pode ser usado como tratamento para o herpes labial?

Sim, pode. Veja mais em: Benefícios.

O Herpes é uma infecção que se manifesta devido a diversos fatores, tais como: exposição à luz solar intensa, fadiga física e mental, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência orgânica. O kefir aumenta a imunidade do organismo e pode sim ajudar o tratamento do Herpes. Doenças da Pele / Herpes e não esqueça consulte sempre o seu médico, nada o substitui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 2 =