Adaptando Grãos de Kefir de Leite para a Água

Adaptando Grãos de Kefir de Leite para a Água.

A adaptação completa costuma ocorrer ao final de três dias, podendo levar mais ou menos tempo, de acordo com algumas variantes como a qualidade do açúcar e da água usados ou a temperatura ambiente média.

Ingredientes e utensílios: Uma porção de grãos de kefir de leite Uma porção de açúcar mascavo Cinco porções de água sem cloro ou mineral. Para retirar o cloro da água da torneira, ferva-a ou bata no liquidificador por uns 2 minutos (aumentar este tempo se for retirar o clorar de mais de meio litro de água). Em ambos os casos, deve-se aguardar que a água atinja novamente a temperatura ambiente, pois o calor é prejudicial aos grãos. Frasco de vidro ou plástico para a fermentação, com capacidade para oito porções ou mais Tampa para o frasco. Pode ser hermética ou frouxa (um paninho com elástico, por exemplo)

Modo de Fazer:
1. Lave os grãos com duas porções de água sem cloro ou mineral
2. Misture o açúcar mascavo com o restante da água e coloque no frasco para fermentação
3. Acrescente os grãos de kefir de leite
4
. Tampe o frasco. Quanto mais hermética, mais frisante fica o kefir
5. Deixe para fermentar à temperatura ambiente por 12 horas
6. Coe

Se o kefir coado tiver o sabor de cerveja choca e não se perceber mais o sabor do açúcar mascavo, está pronto. Caso contrário, descarte e reinicie o processo a partir do segundo passo.

Adaptando <a  href=
Kefir de Leite para KEfir de Agua" width="500" height="293" class="size-full wp-image-678" /> Adaptando Kefir de Leite para Kefir de Agua