A adaptação completa costuma ocorrer ao final de três dias, podendo levar mais ou menos tempo, de acordo com algumas variantes como a qualidade do açúcar e da água usados ou a temperatura ambiente média.
Ingredientes e utensílios: Uma porção de grãos de kefir de leite Uma porção de açúcar mascavo Cinco porções de água sem cloro ou mineral. Para retirar o cloro da água da torneira, ferva-a ou bata no liquidificador por uns 2 minutos (aumentar este tempo se for retirar o clorar de mais de meio litro de água). Em ambos os casos, deve-se aguardar que a água atinja novamente a temperatura ambiente, pois o calor é prejudicial aos grãos. Frasco de vidro ou plástico para a fermentação, com capacidade para oito porções ou mais Tampa para o frasco. Pode ser hermética ou frouxa (um paninho com elástico, por exemplo)
Modo de Fazer:
1. Lave os grãos com duas porções de água sem cloro ou mineral
2. Misture o açúcar mascavo com o restante da água e coloque no frasco para fermentação
3. Acrescente os grãos de kefir de leite
4. Tampe o frasco. Quanto mais hermética, mais frisante fica o kefir
5. Deixe para fermentar à temperatura ambiente por 12 horas
6. Coe
Se o kefir coado tiver o sabor de cerveja choca e não se perceber mais o sabor do açúcar mascavo, está pronto. Caso contrário, descarte e reinicie o processo a partir do segundo passo.
O kefir de leite é conhecido há séculos e tem sua origem nas montanhas do cáucaso, sendo a ele atribuído por muitos a longevidade saudável de seu povo.
Considerações à parte, a realidade é que produz todas as vitaminas e bactérias benéficas necessárias à saúde diária e pode ser consumido de forma muito prática e sem restrições por pessoas de qualquer faixa etária, puro, com adição de frutas, grãos, granulados, cereais e uma infinidade de opções.
Pode ser cultivado em qualquer tipo de leite, necessitando porém da lactose, a qual metaboliza durante seu processo fermentativo.
Assim, caso o cultivo se dê em leite vegetal, é imprescindível alternar com o leite animal. Intolerantes à lactose podem também se beneficiar do consumo do leite fermentado pelos grãos de kefir, o que é mais um fator da destacada eficiência de seu emprego na culinária.
Em tudo que é produzido com leite, como manteigas, requeijões, iogurtes, cremes, queijos, coalhadas e uma infinidade de produtos, este pode ser substituído com enormes vantagens pelo kefir.
Promovem profunda depuração no organismo, eliminando as toxinas e regulando o intestino, aceleram o metabolismo auxiliando na perda de peso, mantém pele e cabelos saudáveis, reduzem a ansiedade e a depressão, mantendo uma sensação de bem estar.
Solucionam e previnem vários tipos de eczema e desordens da pele, como acne, psoríase e mesmo a candidíase, entre inúmeros outros benefícios.