Adaptando Grãos de Kefir de Água para Leite

Adaptando Grãos de Kefir de Água para Leite

Aqui nós transcrevemos a nossa opinião a respeito da adaptação do kefir de água para leite. Esta adaptação pode resultar em grãos não propagáveis, embora o kefir resultante venha a ter um sabor, cor e textura muito bons e bastante similares ao do kefir tradicional dos Cáucasos.

Optamos por manter estas instruções aqui, por uma única razão: alguns de nós a fizeram com sucesso. Portanto, fica a seu critério adotá-las ou não.

A adaptação completa costuma ocorrer ao final de uma semana, podendo levar mais ou menos tempo, de acordo com algumas variantes como a qualidade do leite ou a temperatura ambiente média. É muito comum o grão de kefir de leite adaptado da água não se reproduzir, chegando mesmo a desaparecer com as sucessivas manipulações durante o preparo do kefir. Nestes casos, acrescentar um pouco de leite em pó em algumas vezes pode ajudar, dando uma superalimentada nos grãos que se fortalecem e retomam seu desenvolvimento normal.

Ingredientes e utensílios:

Uma porção de grãos de kefir de água Duas porções de Leite ou água sem cloro para lavar os grãos. Para retirar o cloro da água da torneira, ferva-a ou bata no liquidificador por uns 2 minutos (aumentar este tempo se for tirar o cloro de mais de meio litro de água). Em ambos os casos, deve-se aguardar que a água atinja novamente a temperatura ambiente, pois o calor é prejudicial aos grãos. Uma porção e meia de leite Frasco de vidro ou plástico para a fermentação, com capacidade para quatro porções ou mais Tampa para o frasco. Pode ser hermética ou frouxa (um paninho com elástico, por exemplo)

Modo de Fazer:
1. Lave os grãos com duas porções de leite ou água sem cloro ou mineral
2. Coloque os grãos de kefir de água e o leite no frasco para fermentação
3. Tampe o frasco. Quanto mais hermética, mais frisante fica o kefir
4. Deixe para fermentar à temperatura ambiente por 12 horas
5. Coe

Se o kefir coado tiver o sabor, consistência e odor semelhante ao do iogurte natural está pronto. Aqui, porém convém observar que, como se está usando muitos grãos para pouco leite (só o suficiente para cobri-los) o kefir estará muito ácido e provavelmente, formará muito kefiraride, ou seja, quando misturar o kefir com o kefiraride, o resultado será um iogurte natural bem ácido.

Caso contrário, ou seja, o leite ainda está muito líquido ou tem a aparência, consistência e sabor de leite azedo, descarte e reinicie o processo a partir do segundo passo.

Adaptar Kefir de Agua para Kefir de Leite
Adaptar Kefir de Agua para Kefir de Leite

2 Comentários


  1. Gostaria de saber se o Kefir de Água pode ser usado com leite ?


    1. Olá Janete nós já tentamos essa adaptação porém sem sucesso, então não deve colocar o Kefir de Água no leite e nem o Kefir de Leite na Água que eles morrem.

Comentários encerrados.