Como Desidratar e Secar os Grãos de Kefir

Os grãos de Kefir podem ser secados desidratados para armazenamento por longos prazos [de 12 a 18 meses]. Para desidratar os grãos de kefir eficazmente, lave-os com água pré-fervida e em temperatura ambiente. Seque os grãos batendo-os suavemente em uma toalha limpa, até remover o excesso de umidade. Depois coloque os grãos para secarem em uma toalha de linho branco em um lugar ventilado e que não seja úmido. Atenção: Nunca deixe seus grãos de kefir expostos diretamente ao sol para secarem ! Os grãos secos devem ter um aparência abstante firme e uma cor amarelada.

Dependendo da temperatura, umidade e tamanho dos grãos, este processo pode levar de 2 a 5 dias para que todos os grãos sejam desidratados adequadamente.Coloque os grãos secos em um jarro ou vasilhame hermeticamente fechado em um lugar fresco [na geladeira é ideal. MAS NÃO CONGELE. Eu adiciono um pouco de leite em pó, nos grãos de kefir já desidratados, polvilhando um pouco até que todos os grãos desidratados estejam cobertos cum uma fina camada de leite em pó. Desta forma, estes grãos desidratados podem ser armazenados por até 18 meses.
Note: É melhor repor grãos desidratados a cada 6 meses. Ou seja: A cada 6 meses, repor os grãos desidratados “velhos”, por novos grãos desidratados. Estes grãos “velhos”, recolocados em processo normal de cultura, preservam todas as suas excelentes qualidades terapeuticas. Este procedimento [troca a cada 6 meses], evita qualquer risco de contaminação também.

Como Secar e Desidratar os Grãos de Kefir
Como Secar e Desidratar os Grãos de Kefir

2 Comentários


  1. Ótimas informações sobre os benefícios do Kefir de Leite ou Bichinho do iogurte, estou lendo tudo e após vou comprar para tomar e obter todos esses benefícios.

    Obrigado Pessoal do KefirdeLeite.com

Comentários encerrados.