Quando Viajar Congele o Seu Kefir – Como Congelar e Descongelar ?

Como Congelar / Descongelar os Grãos de Kefir de Leite ou Kefir de Água para Reserva Pausa na Cultura ou Viagem ?

Os grãos de Kefir não morrem se congelados. Isso pode ser útil para realizar um “estoque de segurança”, se acaso sua colônia venha a sofrer algum acidente ou se você quiser dar uma pausa na sua cultura ou se for viajar. O congelamento também é muito útil caso você tenha uma quantidade muito grande de grãos. Não é necessário lavar os grãos antes do congelamento, basta coá-los e levá-los para congelar. É aconselhado congelar o Kefir em pequenas porções, pois assim não será necessário "quebrar" um bloco grande já congelado caso necessite de apenas um pouco.

Como congelar o Kefir:
- Armazenar uma porção dos grãos em saquinhos plásticos individuais, adicionar um pouco de leite e fechar a boca do saquinho dando um nó. Os de água são armazenados são armazenados somente os grãos sem água e açúcar.

Descongelando o Kefir:
Para descongelar, basta colocar os grãos ainda congelados no leite / água com açúcar mascavo sem ferro (2-3 colheres de açúcar para 1 litro de água filtrada e sem cloro) em temperatura ambiente ou mesmo gelado, e aguardar o período de fermentação fora da geladeira. Descarte a primeira produção de 24 horas. Se a segunda produção de 24 horas estiver muito ácida, descarte novamente e passe a utilizar a partir da terceira.
Importante: Não descongele os grãos no micro-ondas ou em líquidos quentes! Temperaturas acima de 40o/50ºC podem matar o Kefir.

Lavar o frasco se for de vidro em água filtrada e fervente, aguardar esfriar e colocar o kefir juntamente com a água com o açúcar e deixar fermentar por 24 horas. Coe numa peneira limpa de plástico ou inox, e descarte esta 1a. Solução e repita o procedimento., prepare a água com o açúcar mascavo e deixe fermentar por 24 horas. Se após este tempo a água estiver mt ácida, descartar e repetir o procedimento.

Usar somente colher de plástico ou inox, os demais metais podem matar os grãos. Colher de pau pode conter microrganismos em sua porosidade e contaminar os grãos.

Boa Viagem!

Como Congelar o Kefir
Como Congelar o Kefir

Como Congelar o Kefir
Como Congelar o Kefir